R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
férias

8 DICAS PARA APROVEITAR AS FÉRIAS

A maioria de nós leva uma rotina com diversos compromissos e rotina de horários. Com a chegada das férias a tendência é diminuirmos esse ritmo e termos mais tempo livre para aproveitar de momentos agradáveis com pessoas queridas. Que delícia é estar de férias!!!

Tudo vai bem até começarem os choros sem lagrimas, o não querer participar das rotinas domésticas, comer, tomar banho, querer ficar no vídeo game o dia todo etc. Parece que tudo entra em estado permanente de descanso, até mesmo a responsabilidade da criançada por aquilo que escolhe.

Neste momento vale pensar qual a distância saudável que precisamos manter para as coisas continuarem caminhando e enxergarmos o que está acontecendo. Qual a necessidade dos pequenos que não está sendo atendida?

Todo começo é um passo a passo. As vezes parece que embola, mas retomando os combinados, criando novos combinados, o olho no olho e o contar como nos sentimos nestas situações que travam as relações, tudo vai ajudando para construir esses dias diferentes da rotina.

As crianças pedem o tempo todo a nossa presença e quando essa necessidade é saciada de maneira afetiva e efetiva, tudo vai se acalmando novamente. Podemos fazer isso sempre com muito amor, sem condenar ou julgar, afinal todo esse carnaval, acreditem, é um pedido para nos “ter” por inteiros.

O que os pequenos precisam saber é que podemos estar presentes e dando atenção integral nessa relação sem que eles precisem fazer toda essa confusão no meio de campo. Inteligentes e sensíveis os pequenos sentem que estão sendo respeitados e começam a fazer novas escolhas.

Assim, todos seguem livres para estarem juntos de maneira legitima, com respeito, carinho, tranqüilidade no coração e dando vida para a felicidade.

Dicas para aproveitar as férias:

  1. Lembre seu filho que todos nós temos direitos e obrigações conforme nossos níveis de desenvolvimento físico e mental, essa condição permanece mesmo quando estamos de férias.
  2. Aproveitem para dormir mais tarde, acordar mais tarde e tirar aquele cochilo após o almoço. Isso auxilia nossa mente tagarela a quebrar a rotina viciante de fazer coisas para curtir o fazer nada.
  3. Se forem viajar ou ir ao shopping, cinema, teatro, parque tente incentivar o pequeno a ter um olhar de turista, aquele que quer descobrir cada detalhe do local, mesmo que já o conheça. Isso cria um relaxamento do olhar e uma curiosidade não habitual para os que estão em um lugar desconhecido, assim surge a sensação de vivacidade que infelizmente não cultivamos na volta de férias.
  4. Converse com o seu filho sobre a importância de dedicar um tempo às pessoas significativas. Incentive-o a convidar os amigos para se encontrarem, irem na sua casa ou vá na casa deles, nem que seja por um breve tempo. Explique a importância em agradecê-los e da atenção especial em olhar no olho de quem dedica o coração para tornar a vida dele mais confortável. Auxilie na escolha de um presente simbólico para dar ao(s) amigo(s) e oriente a dizer “você é importante para mim.” Da maneira como ele preferir, o essencial é ajudá-lo a criar alguma intimidade com as pessoas que ama.
  5. Organizem juntos o quarto e os brinquedos e aproveitem para doar aquilo que não está sendo usado.
  6. Livros e filmes são excelentes ferramentas para desenvolver muitas habilidades. Se a criança for alfabetizada, combinem de cada um ler um pedaço, conversem sobre as idéias e aproveitem para saber o que eles pensam sobre diversos assuntos.
  7. Curtam bastante com os pequenos, aproveitem a piscina, façam brincadeiras, jogos e, eventualmente, durmam todos juntos, como se estivessem em um grande acampamento, mesmo que seja dentro de casa.
  8. Façam tudo isso o ano inteiro e as férias serão apenas dias com mais tempo para se dedicar aos bons momentos da vida!

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta