R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653

AS MENTIRAS QUE OS PAIS CONTAM PARA OS FILHOS

A cegonha trouxe você para nós

Por medo de estimular a sexualidade dos filhos, os pais preferem reproduzir histórias fantasiosas.

O que poucos pais sabem é que quanto menos informada for a criança sobre o sexo, mais precoce será sua iniciação sexual, e consequentemente, mais perigosa.

Em casa falamos sobre tudo

No momento de falar sobre drogas, sexo e doenças sexualmente transmissíveis (DST) muitos pais além de se sentirem desconfortáveis, também estão desinformados.

Alguns ainda acreditam que colocar uma camisinha na gaveta do filho ou na bolsa da filha, seja suficiente para educá-lo sexualmente.

Brincar de policia e ladrão faz a criança virar marginal

Quando crianças brincam de lutar ou de perseguir, elas estão aprendendo a desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais.

Através do faz de conta, os super-heróis e vilões não vão ensinar o seu filho a ser um marginal e sim a sobreviver quando for adulto.

Eu amo meus filhos da mesma forma

Os pais dizem que amam os filhos da mesma forma, o que muitos não percebem é que assim não evidenciam a sua preferência em determinadas situações.

O filho mais velho será o filho escolhido pelos pais em momentos que exijam responsabilidade.

O filho mais novo será escolhido pelos pais em momentos que exijam alegria.

A vovó virou uma estrela

Adultos com pouca habilidade em lidar com a morte acabam por transmitir aos filhos que eles também não aguentarão esta dor.

Então, para proteger o filho preferem criar histórias a falar de forma clara e objetiva o que aconteceu.

Não tenho dinheiro para comprar essa bala

A família está no shopping e o filho pede ao pai para comprar um doce. Antes de a birra começar, o pai diz que está sem dinheiro.

Esta é uma desculpa clássica de pais que não conseguem mostrar ao filho que tem capacidade de lhe impor limites, então fica mais fácil culpar a carteira.

Não vai doer nadinha

Muitos pais na tentativa de evitar o sofrimento do filho acabam escolhendo a mentira para dizer que não vai doer nada tomar uma vacina.

Isto é verdade? Não. Levando em consideração que uma picada vai perfurar a pele e vai causar certo incômodo. Nada que qualquer pessoa não consiga tolerar, até mesmo o filho.

Nós fazemos tudo pelo seu interesse

A grande verdade é que os filhos querem sua independência e os pais querem tê-los por perto.

Na tentativa de manter os filhos em seu território, os pais estimulam para que o filho se torne menos autônomo e corresponda apenas aos seus interesses, como o de cuidar do irmão mais novo, já que os pais estão o dia fora trabalhando.

Videogame faz mal

O que pode causar um problema patológico (vicio), não é o jogo em si, mas a forma como a criança se relaciona com o ato de jogar.

Crianças impulsivas, com menos habilidades de se relacionar socialmente e com pouca facilidade em lidar com emoções, são crianças predispostas ao vicio.

Se não se comportar, o policial vai vir te prender

Embora valorizem a honestidade, este é um método sistemático que os pais usam para criar os filhos e ter o seu respeito.

Nas entrelinhas os pais gostariam de dizer que não estão de acordo com o comportamento adotado pelo filho. Mas como não sabem lidar com sua autoridade, preferem dirigi-la a quem acredita que saiba usar como o policial, bombeiro, Papai Noel, homem do saco, bicho papão e outros.

 

Essa série de mentiras de filhos e pais foi criada para mostrar caminhos possíveis dentro das situações que vivemos.

Veja que não tem o certo e o errado, mas sim o mais adequado para cada tipo de situação.

Agora que você já descobriu alguns “porquês”, pode escolher quais serão os seus próximos passos. Mentir ou falar a verdade de uma forma que aproxime ao invés de afastar o seu filho de realidades nem sempre saborosas.

26 de abril de 2013
|||||

Posts Relacionados

Deixe uma resposta