R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
piquenique_familia

DIAS DAS CRIANÇAS - PRESENTE E PRESENÇA

Esse é um dia muito especial e é muito bom poder abraçar, beijar e presentear os pequenos. É mais um momento que somos convidados a resgatar a infância, o brincar e a diversão na nossa vida. Além disso, refletirmos quais os valores estamos transmitindo aos pequenos nessa data tão comercial, mas que simboliza a importância da criança na nossa sociedade.

Fico feliz em ver o reconhecimento dos pais em relação aos pequenos pela sua existência como seres únicos com vontades, sentimentos e pensamentos próprios. É hora de agradecer o que essas crianças representam para nós e dar espaço para que cada vez mais elas ocupem seu lugar na nossa vida.

Como uma demonstração pessoal de carinho e agradecimento podemos presentear as crianças de diversas formas. Essa não é uma tarefa muito fácil, porque o tempo todo elas vão fazendo uma lista de pedidos de presentes, que as vezes são atendido antes mesmo de uma data comemorativa.

Presentear e receber um presente é delicioso, mas não deve ser visto como uma obrigação de cumprir com um compromisso ou pagar uma divida que você acha que tem com o seu filho. Deve acontecer quando nos sentimos dispostos a investir um tempo para pensar na pessoa que vai receber, o que ela gostaria de ganhar, porque ficaria feliz em ganhar aquele nosso presente, o que tem relação com ela, com seu jeito de ser e viver.

Gostamos de ver a criança feliz e ficamos felizes ao vê-las sorrindo e brincando com aquilo que a gente proporcionou ou deu para ela. Isso faz com que muitos de nós pense que quanto mais brinquedos, maior é a diversão da criança. Nesse movimento, nem nos damos conta, mas acabamos valorizando o consumo exagerado e o ciclo da necessidade do TER para SER. A criança entende que ela precisa ter aquele brinquedo para ser feliz, sendo que o que realmente dá essa sensação de felicidade não é o bem material e sim o brincar livre, leve e solto.

A sugestão que eu dou é ao invés do presente, daquele brinquedo comprado na loja, que você ofereça a sua disponibilidade e presença. Proporcione um canal de encontro entre você e o seu filho. É através dessa conexão que vocês fortalecem o vinculo entre pais e filhos, aumentam a confiança e demonstram todo o seu amor.

Aproveitem o dia juntos, deixe que seu filho mostre como ele quer se divertir com a família e curtam este momento só de vocês. Façam juntos a comida que ele mais gosta, escolham a brincadeira que ele achar mais divertida, selecionem juntos o que vai ser agradável para todos viver nesse dia tão especial.

Dentro da disponibilidade da família escolham frutas, sucos, aperitivos e um parque ou outro lugar agradável para vocês fazerem um piquenique. Levem papel, tinta, canetinha, giz de cera e lápis de cor. No lugar escolhido e com esse material disponível, escrevam, façam desenhos e deixe que cada um expresse o que é o dia das crianças do jeito que sente. Essas são recordações que vocês podem guardar em uma caixa e depois de um tempo abri-la e encontrar os desenhos, as frases e perceber o quanto é valiosa e transformadora essa presença.

Retomem esses momentos sempre que puderem para que essa sensação se mantenha durante todo o ano. Todo dia é dia de agradecermos a existência das pessoas que temos ao nosso lado. No dia 12 de outubro, o melhor presente será viver o reconhecimento dessas crianças tão importantes na nossa vida desse lugar de respeito, amor, gratidão e muita presença.

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta