R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
fases do desenvolvimento

FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ao nascermos ocupamos um espaço físico sob o teto daqueles que nos recebem e que cuidam de nós, sejam nossos pais, parentes, profissionais em uma instituição, enfim, qualquer um que seja responsável em dar as condições iniciais para o nosso desenvolvimento.

Também ocupamos um lugar virtual, em parte predeterminado, que dispõem essas condições. O ponto geográfico onde estão as pessoas que nos abrigam, suas condições socioeconômicas e o clima que envolve a nossa presença é que vão construir este lugar.

É a partir de tudo o que recebemos de fatores materiais, sociais e psicológicos, que começamos a viver o processo de nos reconhecermos como semelhantes às outras pessoas e como um ser único, idêntico a nós mesmos.

No caminho da evolução, as crianças experimentam avanços e retrocessos, vivendo cada transformação de modo particular. Como parceiros dessa viagem participamos da construção de sua personalidade, que em cada idade há um jeito próprio de se manifestar.

Podemos ensinar as crianças a viver nesse mundo. A aprender considerar a si mesmas, os outros, a lidar com suas emoções, a ter amigos, conhecer o amor e o ser amado. Identificar seus próprios limites, o processo de dedicação para se realizar e a buscar seus sonhos. Ajudamos no processo de consciência, florescendo as emoções mais libertadoras e a felicidade se torna possível. Para isso acontecer precisamos acessar esse lugar dentro de nós. Assim, a resposta de qualquer dúvida, de qual o próximo movimento para a educação dos pequenos, estará dentro e não fora de nós.

Quando partimos deste lugar, do amor e da calma, as ferramentas que temos fora de nós ganham toda a sua potência.

Conhecer esse processo e o seu funcionamento, nos ajuda a lidar com as nossas capacidades e fragilidades de uma maneira mais leve. Entendemos o fluxo natural da vida e deixamos que ele aconteça dentro do seu ritmo, as vezes mais acelerado, as vezes mais devagar. Quando a gente confia, entrega, aceita e agradece, surge uma outra expectativa das coisas e do tempo delas se alterarem.

Pensando na importância desse conhecimento, fiz uma série de textos (com informações ano a ano), e cada um falará sobre os principais aspectos do desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e da linguagem na infância.

INFÂNCIA: DO NASCIMENTO AOS 6 MESES

INFÂNCIA: DE 6 A 12 MESES

INFÂNCIA: 1 A 2 ANOS

INFÂNCIA: 2 A 3 ANOS

INFÂNCIA: 3 A 4 ANOS

INFÂNCIA: 4 A 5 ANOS

INFÂNCIA: 5 A 6 ANOS

Com amor,
Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

1 comentário

[…] nos textos anteriores que cada criança tem seu ritmo próprio e é interessante que ele seja respeitado. Consideramos […]

Deixe uma resposta