R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
bolinha de sabao

INFÂNCIA: 3 A 4 ANOS

Esta é a fase em que a criança quer conhecer o mundo com todo o seu corpo.

Desenvolvimento físico

  1. Seu desejo de experimentar tudo com o corpo, gera grande atividade motora de correr, saltar, pular, subir e descer em móveis ou escadas e andar de triciclo.
  2. Consegue aprender a nadar.
  3. Inicia o treino de amarrar o cadarço.
  4. Consegue se vestir e comer sozinha.
  5. É capaz de controlar a bexiga e o intestino, durante o dia e noite.
  6. A partir dos 3 anos e meio consegue se locomover do todos os jeitos (frente, trás e lados).
  7. Por volta de 42 meses é capaz de manusear objetos delicados (tesoura, lápis, caneta e etc).

Desenvolvimento da linguagem

  1. Seu vocabulário é de mais de mil palavras e compreende a maior parte do que fala e ouve.
  2. Por volta dos 3 anos, é bastante tagarela, gosta de contar historias sobre o que vive e conhece.
  3. Se a criança gaguejar neste inicio, é natural. Pode durar até 8 meses e vai desaparecer naturalmente também.
  4. Questiona nome de objetos que não conhece.
  5. Apresenta fala elaborada e frases completas, com verbos, advérbios, pronomes e artigos.
  6. Com 42 meses descobre que as palavras transmitem mensagens. Pede para os pais lerem livros, placas, bula de remédio e tudo o que tiver letras.

Desenvolvimento cognitivo

  1. Seu desenvolvimento intelectual e imaginação estão a todo vapor.
  2. Sabe seu nome, sexo e idade.
  3. Copia figuras geométricas simples e os desenhos começam a ganhar forma.
  4. Consegue colorir os desenhos.
  5. Conhece os números até 10.
  6. Sua atenção se volta para detalhes minuciosos, como causa e efeito das coisas. Por exemplo, acha incrível como surgem as bolhas de sabão quando saem do brinquedo.
  7. Demonstra interesse por histórias e jogos de faz de conta.
  8. Reproduz papéis sociais dos adultos em termos de comportamento, valores, atitudes e forma de reagir.
  9. Consegue receber uma orientação e obedecê-la, como por exemplo: “é hora de desligar a televisão, lavar as mãos e almoçar.”
  10. Entre 3 e 4 anos a criança vai demonstrar sua preferência pelo uso da mão esquerda ou direita.

Desenvolvimento social

  1. Se despede facilmente dos pais, pois tem a capacidade de entender que eles voltarão para encontrá-lo mais tarde.
  2. A partir desta idade surgem os primeiros interesses por vivencias sociais de troca com outras crianças. Este é o momento que inicia o aprendizado do que é ter amigo e ser amigo. Essas experiências, vão ensinar o respeito pelas diferenças de opinião, diferenças sociais, culturais e morais.

Desenvolvimento emocional

  1. Nesta idade eles acham divertido participar das tarefas da casa. Os pequenos são capazes de ajudar a lavar as frutas, tirar pó dos moveis e organizar pequenos objetos. Isso estimula sua autonomia e autoestima.
  2. Pode demonstrar medo de pessoas estranhas, animais e barulhos (trovão, rojão e fogos de artifícios).
  3.  É capaz de reconhecer as emoções e limites (as suas e as dos outros), com ajuda do adulto para nomear e descrever.
  4. Atribui grande importância para a opinião dos outros a seu respeito. O que auxilia no processo de desenvolvimento moral daquilo que é adequado ou inadequado em cada situação.
  5. Pode usar frases como “eu te odeio”, mas ainda não compreende a implicação disso.

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta