INFÂNCIA: 3 A 4 ANOS
Esta é a fase em que a criança quer conhecer o mundo com todo o seu corpo.
Desenvolvimento físico
- Seu desejo de experimentar tudo com o corpo, gera grande atividade motora de correr, saltar, pular, subir e descer em móveis ou escadas e andar de triciclo.
- Consegue aprender a nadar.
- Inicia o treino de amarrar o cadarço.
- Consegue se vestir e comer sozinha.
- É capaz de controlar a bexiga e o intestino, durante o dia e noite.
- A partir dos 3 anos e meio consegue se locomover do todos os jeitos (frente, trás e lados).
- Por volta de 42 meses é capaz de manusear objetos delicados (tesoura, lápis, caneta e etc).
Desenvolvimento da linguagem
- Seu vocabulário é de mais de mil palavras e compreende a maior parte do que fala e ouve.
- Por volta dos 3 anos, é bastante tagarela, gosta de contar historias sobre o que vive e conhece.
- Se a criança gaguejar neste inicio, é natural. Pode durar até 8 meses e vai desaparecer naturalmente também.
- Questiona nome de objetos que não conhece.
- Apresenta fala elaborada e frases completas, com verbos, advérbios, pronomes e artigos.
- Com 42 meses descobre que as palavras transmitem mensagens. Pede para os pais lerem livros, placas, bula de remédio e tudo o que tiver letras.
Desenvolvimento cognitivo
- Seu desenvolvimento intelectual e imaginação estão a todo vapor.
- Sabe seu nome, sexo e idade.
- Copia figuras geométricas simples e os desenhos começam a ganhar forma.
- Consegue colorir os desenhos.
- Conhece os números até 10.
- Sua atenção se volta para detalhes minuciosos, como causa e efeito das coisas. Por exemplo, acha incrível como surgem as bolhas de sabão quando saem do brinquedo.
- Demonstra interesse por histórias e jogos de faz de conta.
- Reproduz papéis sociais dos adultos em termos de comportamento, valores, atitudes e forma de reagir.
- Consegue receber uma orientação e obedecê-la, como por exemplo: “é hora de desligar a televisão, lavar as mãos e almoçar.”
- Entre 3 e 4 anos a criança vai demonstrar sua preferência pelo uso da mão esquerda ou direita.
Desenvolvimento social
- Se despede facilmente dos pais, pois tem a capacidade de entender que eles voltarão para encontrá-lo mais tarde.
- A partir desta idade surgem os primeiros interesses por vivencias sociais de troca com outras crianças. Este é o momento que inicia o aprendizado do que é ter amigo e ser amigo. Essas experiências, vão ensinar o respeito pelas diferenças de opinião, diferenças sociais, culturais e morais.
Desenvolvimento emocional
- Nesta idade eles acham divertido participar das tarefas da casa. Os pequenos são capazes de ajudar a lavar as frutas, tirar pó dos moveis e organizar pequenos objetos. Isso estimula sua autonomia e autoestima.
- Pode demonstrar medo de pessoas estranhas, animais e barulhos (trovão, rojão e fogos de artifícios).
- É capaz de reconhecer as emoções e limites (as suas e as dos outros), com ajuda do adulto para nomear e descrever.
- Atribui grande importância para a opinião dos outros a seu respeito. O que auxilia no processo de desenvolvimento moral daquilo que é adequado ou inadequado em cada situação.
- Pode usar frases como “eu te odeio”, mas ainda não compreende a implicação disso.
Com amor,
Ana Flávia Fernandes