INFÂNCIA: 4 A 5 ANOS
Esta é a fase em que a criança precisa de estímulos para continuar buscando as respostas de suas curiosidades.
Desenvolvimento físico
- Ocorre um rápido desenvolvimento muscular e alteração das proporções do corpo.
- Forte atividade motora que possibilita o maior controle dos movimentos.
- É capaz de fazer uma refeição, vestir roupa, escovar os dentes e cabelos com pouca ajuda. Mesmo que ela faça uma pequena bagunça ou você tenha vontade de ajudar a criança, evite reclamações e fale sobre o seu orgulho com o esforço dela em fazer essas coisas sozinha.
Desenvolvimento da linguagem
- Seu vocabulário é composto por duas mil palavras, manifestando cada vez mais seu interesse pela linguagem.
- Reconhece algumas letras do alfabeto e pode identificar seu nome escrito.
- Por volta dos 54 meses consegue escrever seu nome e dizer seu nome completo, endereço e telefone.
- Articula vogais e consoantes, construindo frases estruturadas.
Desenvolvimento cognitivo
- Início da curiosidade pelos órgãos sexuais, pelas diferenças sexuais e temas como nascimento e morte. As perguntas são formas para descobrir mais sobre o mundo, então é natural que elas se tornem cada vez mais freqüentes conforme o desenvolvimento dos pequenos. Transmita as informações com os princípios do respeito. Veja mais AQUI.
- Compreende conceitos de números, formas e espaços: “mais”, “menos”, “maior”, “menor”, “redondo”, “macio”, “dentro”, “fora”, etc.
- Compreende ordens com frases negativas.
- Reconhece a diferença entre fantasia e realidade, compreendendo que desenhos e símbolos podem representar objetos reais.
- Ainda com pensamento egocêntrico, quando estimulada a pensar e viver as conseqüências, a criança é capaz de considerar o ponto de vista do outro e esforçar-se para adaptar a comunicação às necessidades de quem ouve. Veja mais AQUI.
Desenvolvimento social
- Amplia suas relações sociais quando visita casa de amigos dos pais e freqüenta a escola ou locais onde tenham outras crianças.
- Para aumentar essa interação a criança propõe atividades, se antecipando para iniciar uma tarefa da casa ou rotina diária. Apresenta-se, brinca junto, conversam e cria um vinculo de amizade.
- É capaz de aprender a dividir, aceitar regras e respeitar a vez do outro.
Desenvolvimento emocional
- Mesmo com a dependência dos pais, inicia-se um esforço pela autonomia: quer escolher suas roupas, tomar banho sozinha, fazer atividades da casa e envolver-se rapidamente em atividades sociais.
- Nesta fase a criança tende a ver os adultos( aqueles que tem uma maior conexão afetiva) como modelos, imitando os comportamentos, valores, atitudes e formas de reagir.
- Surgem os amigos imaginários. Veja mais AQUI.
- Freqüentemente, testa o poder e os limites dos outros.
- Vive constantemente duas extremidades emocionais. Por exemplo, age desafiando o outro e logo depois se mostra envergonhado.
- Apresenta uma confiança crescente em si mesma e no mundo.
- Por volta dos 54 meses desenvolve aspectos relacionados à moral, expandindo sua consciência do que é adequado ou não. Pode culpar os outros pelos seus erros, por ter dificuldade em assumir conseqüências de seus comportamentos. Neste sentido é importante oferecermos condições que a criança possa testar sua iniciativa, vivendo os efeitos de suas ações.
- Devido a essas transformações, podem surgir os pesadelos.
Com amor,
Ana Flávia Fernandes