INFÂNCIA: 5 A 6 ANOS
Esta é a fase em que a criança já está com todo o seu desenvolvimento psicomotor completo, mas ainda precisa brincar, se mover e explorar o mundo.
Desenvolvimento físico
- Tem definida a sua preferência manual (esquerda ou direita).
- É capaz de fazer uma refeição, vestir roupa, escovar os dentes e cabelos sem nenhuma ajuda.
- Cuida de sua higiene com autonomia.
- Os dentes permanentes começam a nascer.
- Por volta dos 5 anos a criança é capaz de praticar esportes, aprender sobre artes, instrumento musical, andar de bicicleta e tudo que possibilite se movimentar.
- Com 6 anos os desenhos são mais elaborados e com formas bem definidas.
Desenvolvimento da linguagem
- Seu vocabulário é composto por 9 mil palavras e já está entrando na fase de alfabetização.
- É capaz de falar fluentemente, utilizando corretamente o plural, os tempos verbais e pronomes.
- Por volta dos 6 anos tem a capacidade de ler e escrever e começam a usar a escrita para se expressar.
Desenvolvimento cognitivo
- Segue instruções e aceita supervisão.
- Conhece cores, números e algumas formas geométricas.
- É capaz de memorizar historias e repeti-las.
- Consegue agrupar e ordenar objetos de acordo com o seu tamanho (do menor para o maior).
- Começa a entender os conceitos de “antes” e “depois” e de tempo: “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “semana que vem”.
- Consegue entender e criar regras.
- Por volta dos 6 anos sabe os dias da semana, consegue distinguir entre dia e noite e estações do ano.
Desenvolvimento social
- Se foram orientadas anteriormente, com 5 anos sabem como se comportar nas mais diversas situações, obedecendo regras e cooperando com os adultos.
- Os professores, amigos e colegas se tornam influências sociais importantes.
- Nesta fase há o inicio do afastamento da criança da dominância socializadora familiar. Os pequenos trazem novos “pode ou não pode” de diferentes realidades dos amigos/colegas da escola, parque, esportes e etc. Cabe à família conversar, rever, ceder ou impor regras para a criança entender as diferentes formas de viver no mundo.
- Manifesta interesse por brincar com crianças do mesmo sexo.
- Brinca de forma mais autônoma, sem a necessidade de uma constante supervisão.
- Pode demonstrar interesse em conversar durante as refeições.
Desenvolvimento emocional
- Com o surgimento de novos socializadores (escola, parque, esportes e etc), a criança vai deixando de lado a fantasia e os brinquedos para viver tarefas reais na direção de competências acadêmicas e sociais.
- Está se tornando cada vez mais independente e os pais podem incentivar os comportamentos de exploração e experimentação do mundo e, conseqüentemente, tomar suas próprias decisões. Veja mais AQUI.
- Devida a sua grande autonomia e maior independência, pode se sentir envergonhada facilmente e/ou apresentar alguns medos: escuro, trovão e cachorro.
- Se estiver triste, cansada ou com raiva, poderá apresentar algum desses comportamentos: roer as unhas, fungar, piscar rapidamente os olhos ou desenvolver algum outro tipo de mania. Saiba mais AQUI.
- Aumenta sua sensibilidade em relação as necessidades e sentimentos dos outros.
- Preocupa-se em agradar os adultos. Esta preocupação, muitas vezes, poderá fazer com que a criança escolha mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis. Veja mais AQUI.
Com amor,
Ana Flávia Fernandes