R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
liderança e autoritarismo

LIDERANÇA E AUTORITARISMO INFANTIL

Desde os primeiros dias de vida as crianças estão aprendendo sobre comunicação. Elas choram, fazem caretas, apontam, se jogam no chão e a forma como falamos vai desenvolvendo também toda sua capacidade de compreender, receber as informações e formar valores internos sobre a relação com as pessoas.

Nesse processo de aprendizado, muitas vezes encontramos uma criança que demonstra ser a líder do grupo durante uma brincadeira. Geralmente, ela é carismática, querida e respeitada pelas pessoas com quem se relaciona. Isso acontece porque ela costuma ser espontânea, afetiva e tenta naturalmente incluir as vontades dos outros nas atividades que propõe. Como consequência, as outras crianças se divertem, querem ficar perto, brincar com ela porque se sentem respeitadas.

Por outro lado, existem crianças que impõem suas vontades no grupo de uma forma autoritária. Por vezes parece uma liderança, mas as trocas dessa relação ficam restritas porque uma criança adota uma postura mais submissa, não aprende a dar voz para suas vontades e a outra não aprende a lidar com as diferenças. A consequência dessa postura é a recorrência de conflitos e rejeição frequente, já que muitas crianças não querem se ajustar às imposições da outra.

Esse é o tema do bate papo com as meninas do Mamãe Prática. Para continuar lendo CLIQUE AQUI

Posts Relacionados

Deixe uma resposta