R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
masturbacao infantil

MASTURBAÇÃO INFANTIL

Durante o processo natural de autodescoberta das crianças a masturbação pode aparecer e ser um assunto bastante difícil de ser conversado entre muitas famílias. Já vimos AQUI a importância de falar sobre sexualidade com as crianças e hoje vamos ver um pouco mais sobre esse tema tão rico de informação para educarmos os pequenos.

Quando vemos um criança tocando o próprio corpo ou estimulando os órgãos sexuais sobre algum objeto, nossa primeira reação é um grande susto. Logo ficamos preocupados e imaginando que exista algum problema com aquela criança. Talvez agimos assim, porque a educação sexual que tivemos tenha sido discreta, repressora, punitiva ou porque acreditamos que essa descoberta do próprio corpo aconteça somente na fase adulta.

A criança, por volta dos seus 3 ou 4 anos, naturalmente, vai percebendo a existência das partes que formam todo a sua estrutura corporal, a cabeça, o tronco, os membros e, geralmente, quando descobre os órgãos genitais, conhece também a sensação de prazer. É importante lembrarmos que estas descobertas são mais intensas nessa etapa da infância em que as crianças estão mais voltadas para si mesmas, mas que fazem parte do processo de desenvolvimento físico e emocional dos pequenos.

Mais pra frente, por volta dos 6 ou 7 anos essa experiência de autodescoberta diminui e a criança passa a investir suas energias para descobrir a existência do outro, com novas experiências na relação social. Então, a energia que estava voltada para ela, agora será direcionada para o mundo a sua volta. Assim, ela vai aprendendo a construir essa relação com o que está fora dela, as pessoas, os animais, as letras, números e formas de se comunicar com essa nova realidade.

Essas vivências vão se desenvolvendo até os 11 ou 12 anos, momento em que as crianças amadurecem e surge a puberdade com uma explosão de hormônios. A voz muda, os pelos surgem, o corpo se transforma e, de novo, as crianças voltam sua energia para si mesmas e toda a atenção se volta novamente para a sexualidade. Agora de um outro modo, porque a menina e o menino consideram a importância do outro para lhe dar prazer também e ai pode surgir o amor romântico na adolescência.

Em momentos de descanso, na hora de assistir TV ou antes de dormir, pode ser que as crianças usem da masturbação para colocar a mãozinha lá onde elas gostam para relaxar ainda mais. Se isso virou um habito freqüente e acontece excessivas vezes ao longo do dia, podemos auxiliar as crianças a ampliar o leque de possibilidades de sentir prazer de outras formas como, por exemplo, fazendo cafuné no próprio cabelo, lendo algo que goste ou ouvindo uma musica.

Nosso desafio diante da masturbação infantil é o de ajudar as crianças na compreensão de que as partes que ficam escondidas do nosso corpo com a calcinha, cueca, sutiã ou roupa de banho, são partes que ninguém vê ou toca, além da gente mesmo. Explorar o próprio corpo, tocar e perceber as regiões prazerosas que existem nele é muito valioso para se conhecer e crescer de uma maneira saudável. Mas, que precisamos cuidar para que isso aconteça no banheiro ou no quarto quando estiver em um lugar privado, longe da presença de outras pessoas e não na escola ou na sala de casa.

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

3 comments

eu vi meu filho masturbando um amigo dele…. o que eu devo fazer? [email protected]

Oi Marcia, agradeço por compartilhar sua experiência com a gente! Sugiro que converse com ele para entender a situação e busque a ajuda de um profissional da psicologia para te orientar e avaliar melhor o seu caso. Com amor, Ana Flávia Fernandes

meu filho vai completar 6 anos e ele estava assistindo trasnformes quando me pediu pra repetir uma cena
a princípio não entendi pq ele smp me pede p repetir outros desenhos só q ele pediu p mim sair dp quarto e eu percebi q ele estava ereto .
como eu apanhei quando tinha a msm idade dele mais ou menos por fazer a msm coisa sai do quarto.
quando voltei perguntei se ele queria assistir outra coisa ele aceitou mas bom final do dia pediu p assistir o filme d novo.
eu falei q ia colocar mas era p assistir td o filme sem ficar repetindo cenas
como falei c uma amg
se eu proibir o filme ele não ia entender pq ia achar que era errado e poderia ser pior.
fiz certo ?

Deixe uma resposta