R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
leitura para bebe

POR QUE LER PARA OS BEBÊS E PARA AS CRIANÇAS PEQUENAS?

Ao lerem o título desse post, vocês devem estar se perguntando os motivos pelos quais podemos e devemos ler para os bebês se eles não entendem o que está sendo lido.

O que muitos de vocês talvez já saibam é que não precisamos esperar que uma criança leia para que ela possa ter contatos com os livros.

Quando lemos para os bebês, mesmo antes de terem saído da barriga, estamos fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê. Ouvir a voz da mãe é sempre um prazer e isso já acontece desde o quinto mês de gestação.

Além disso, a leitura com bebês e com as crianças pequenas trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Citarei aqui apenas alguns desses fatores positivos, já que a lista é enorme:

• Fortalece os laços de amor e confiança entre o adulto e a criança

• Possibilita que o bebê comece a perceber as variações/funcionamento da língua materna. Isto é, ele começa a perceber que há diferentes maneiras de se expressar e isso é fundamental para o desenvolvimento de linguagem.

• A leitura também pode ser vista como um modo de poder acessar todo o conteúdo oferecido pela escrita. Conforme os pequenos forem se desenvolvendo, as ilustrações, os gêneros literários e a relação entre a linguagem falada e a escrita passam a ter mais importância.

• A leitura desde sempre favorece a construção do pensamento e o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo.

• Quanto mais prazeroso e significativo for o momento da leitura para os pequenos, maior será a probabilidade de que eles também gostem dessa prática quando crescerem.

Através da leitura, as crianças desenvolvem a linguagem, o aprendizado da leitura e adquirem capacidades emocionais importantes.

Por isso, não fiquem preocupados se os bebês e/ou as crianças pequenas estão compreendendo a moral da história. Muitos fatores estão em jogo quando lemos para uma criança. Fato é que elas sentem um enorme prazer em ouvir as histórias contadas pelos adultos, por isso aproveitem esse momento e divirtam-se!

Flávia Cardoso,

Fonoaudióloga, mestre e especialista em linguagem pela PUC/SP.

Email para contato: [email protected]

Posts Relacionados

Deixe uma resposta