R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
rotina infantil

ROTINA DE CRIANÇA

Estabelecer rotina para as crianças é um grande desafio. Muitas vezes a maior dificuldade está em abrir mão dos próprios desejos para identificar o que realmente é essencial para a criança e evitar traçar para os pequenos aquilo que serve somente para nós.

A rotina nos ajuda a criar o senso de cidadania dentro e fora de casa. Norteia todas as exigências, orientações, ensinamentos, deveres, direitos e todo o aprendizado e prática dos valores humanos que precisamos para nos relacionarmos com o mundo.

Quando estabelecemos uma rotina para a criança, determinando horários específicos para cada coisa, ela aprende a organizar o próprio tempo. Entende, que em determinado período, terá momentos para fazer aquilo que gosta e para cumprir com obrigações. Em algumas famílias os irmãos tem idades diferentes e não é possível inclui-los na mesma rotina. É possível estabelecer horários distintos, mas priorizar a existência da rotina. Muitas atividades obrigatórias são chatas para as crianças justamente pelo fato de eles ainda não terem o conhecimento e prática de como fazê-las. Toda mudança e aperfeiçoamento é gradual. Cada um no seu ritmo, o essencial é a constância do treino, atenção e dedicação. Aos poucos o que era difícil se torna fácil.

Criando este hábito, ajudamos a criança a desenvolver um critério interno de prioridade, do que é certo ou errado, adequado ou inadequado, essencial ou supérfluo. Com essa noção, a vida da criança melhora, pois sua auto estima aumenta à medida que supera um obstáculo. Então, a cada novo desafio vencido, ela não fará somente o que já sabe fazer, se abrindo para novos aprendizados.

Com as exigências para que os adultos sejam profissionais de sucesso, é natural que os pais tenham preocupações com o futuro profissional dos filhos já na infância. Os exageros de estímulos e atividades, aumentam o nível de estresse e podem acelerar o ritmo de desenvolvimento dos pequenos, interrompendo o ciclo natural de cada fase. Esse excesso de informações impede que a criança perceba seus movimentos internos desgovernados e aprenda a lidar com eles.

O equilíbrio vem com o treino de aquietar a mente tagarela dentro das atividades rotineiras da família. A disciplina passa a auxiliar no desenvolvimento de atitudes mais coerentes e a rotina saudável contribui para proporcionar às crianças um estado de calma e serenidade tão necessárias para o desenvolvimento cognitivo e afetivo.

10 dicas para criar a rotina:

1. Em um pedaço de papel/cartolina, escreva e estabeleça horários para diversão, alimentação e deveres em geral (acordar, dormir, tomar banho, escovar os dentes, estudar, organizar o quarto, etc). Deixe este calendário de atividades da semana em um local de fácil acesso para a criança;

2. Proponha regras objetivas e pertinentes à idade do pequeno;

3. Utilize um discurso acolhedor e confiante;

4. Evite ameaças e comparações;

5. Mantenha o tom de voz sereno;

6. Evite dar presentes em troca de atitudes solicitadas, apenas valorize e reforce o que é positivo;

7. Lembre-se que toda fala pede uma ação firme e coerente com o que foi dito;

8. Cumpra o que foi combinado;

9. Pratique o pedir e o receber;

10. NÃO se culpe.

O resultado desse compromisso é VIDA PLENA!!!

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta