R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
levantar a mão

UM PASSO PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A NÃO INTERROMPER UMA CONVERSA

No consultório, freqüentemente, tenho a experiência de estar conversando com os pais e a criança interromper a conversa com uma fala mais alta ou um comportamento que chame a atenção para ela. Os pais demonstram um incômodo quando isso acontece e imagino que outras pessoas também se sintam desconfortáveis com essa situação. Por isso, hoje vou contar uma atitude simples para que a gente não precise ficar o tempo todo dizendo “Espera!” ou “Por favor, não interrompa!” e perder o ritmo da conversa.

Essas são grandes oportunidades para conversarmos com as crianças sobre a importância de respeitar o momento em que uma pessoa fala ou duas pessoas estão conversando e aprenderem sobre o esperar a sua vez de falar e receber toda a nossa atenção.

Depois de contar o quanto ela será atendida em sua necessidade quando age dessa maneira, a família pode criar um “código secreto”, como por exemplo, apertar levemente a mão de quem a criança quer falar. Então, se o pai está conversando com a mãe e o filho quer falar com o pai, ele deverá se aproximar e apertar a mão do pai. Assim, o pai sabe que ao finalizar a conversa com a mãe, precisa procurar o filho para lhe dar a atenção e ouvir o que ele tem a dizer.

É importante informar que para que os filhos tenham essa atitude, inicialmente, podemos lembrar do combinado e posteriormente não devemos lhe dar atenção até que ele faça o “código secreto”. E quando fizer o apertar a mão, devemos lhe assegurar que estamos felizes de perceber que ele conseguiu cumprir com o combinado.

Funciona!!! Vale a pena tentar!!!

 

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta