R. Antônio de Barros, 2391 - São Paulo/SP
(11) 2925-5653
volta as aulas

VOLTA ÀS AULAS

As férias escolares estão chegando ao fim e espero que esse período tenha sido de vida plena. Com momentos produtivos, de alegria e cheio de encontros afetivos com a família e amigos. O nosso grande desafio agora é transformar esse retorno dos pequenos às rotinas dos horários, à alimentação saudável e à vida cotidiana com seus direitos e deveres, o mais tranquilo possível.

É natural que durante as férias a gente saia um pouco da rotina. Os relógios do sono e da alimentação ficam bagunçados e a criançada a todo vapor querendo brincar. As piscinas, clubes e praias são fontes de energia para a família toda refrescar o corpo e a mente. Que coisa boa!! Todo mundo aproveitando cada momento!

Após essa pausa para reabastecer a energia física e mental é hora de voltar às aulas e retomar os compromissos da vida.

Esse tempo de férias é bastante prazeroso, então, inicialmente podemos encontrar um chororô dos pequenos para evitar a readaptação da rotina.

Podemos ajudá-los a viver essa jornada tão rica, levando os pequenos conosco para comprar o material escolar e abrindo espaço para fazerem escolhas. Por exemplo, eleger a cor de caderno que mais gostam, dentro das opções que podemos pagar. Ao etiquetar os materiais, solicitar a opinião e ajuda do pequeno para indentificar o seu material com seu nome ou então um pequeno desenho/adesivo.

Essas ações geram pequenas satisfações que vão aproximando as crianças da construção dessa nova realidade.

A escola e os seus profissionais recebem a criançada de braços abertos e prontos para ouvir as aventuras vividas nas férias. Conversarmos com as crianças sobre esse retorno, lembrando dos novos amigos da escola, das novidades e saudades, dos amigos, professores e da escola. Lugar tão especial, onde acontecem tantos aprendizados.Quando cultivamos essa imagem da escolar, transmitimos aos pequenos a segurança tão necessária para se distanciarem de nós por um periodo.

É na escola que os pequenos aprendem a conviver em sociedade. Vivenciam o coletivo, a troca, a rotina e as regras dentro e fora da escola.

Constroem a importância de hábitos saudáveis, da reciclagem, da doação, do interesse pela natureza e pelos estudos. Desenvolvem a habilidade de se comunicar, expor suas idéias, sonhos e com esse aprendizado conhecem algo muito precioso, ouvir o outro.

Percebem que cada um é único e que as diferenças entre nós é um rico aprendizado sobre o respeito. Assim, aprendem a superar conflitos e descobrem novos caminhos de encontro com o outro.

Também é na escola que os pequenos experimentam o amor fora de casa. Compreendem que além da família, outras pessoas podem demonstrar o amor por eles. É neste ambiente que geralmente descobrem o amor entre amigos, amor pelo professor e o amor pelo(a) menino(a) mais “bonito(a)/legal” da turma.

Quando vivemos todo esse processo com as nossas crianças tão amadas, podemos nos mostrar tranqüilos e seguros para deixá-los na porta da escola. Aquele aperto no coração passa, o choro não acontece e o que toma conta do momento é a certeza de que a criança vai de encontro com novas possibilidades, potencializando sua espontaneidade e capacidade de explorar, descobrir, criar e inventar a si própria e o mundo que a cerca.

Com amor,

Ana Flávia Fernandes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta